domingo, 1 de agosto de 2010

Papai, mamãe, ensinem-me a rezar!

COMO ENSINAR NOSSAS CRIANÇAS A REZAR?

Primeiro Passo: Nós não as ensinamos a rezar, mas nós rezamos diante delas.

Segundo Passo: Rezar com ele.

Seu bebê está com dois anos e meio ou talvez tres. Como rezar com ele?
Escolha um lugar sem barulho e o papai ou a mamãe o tomara nos braços.
Diga na frente dele, com simplicidade pequenas frases como: -"Obrigada Jesus porque você ama tanto nossa pequena Giulia".
- Jesus, abençoe nosso Matheus e nossa Lala que está crescendo".

Nunca use expressões como: "Deus vai te castigar". "Não faça isso se não Jesus castiga".
Para as crianças os gestos tem muita importância.

Terceiro Passo: Maravilhe-se com ele.
Entre tres e seis anos a criança tem, espontaneamente, o espírito de maravilhar-se com as coisas e tudo lhe atrai a curiosidade.
É o momento de observar as coisas com ela. Assim você também deve aproveitar  esse momento para lhe falar da bondade de Deus. Ex.:
- Olhar as formigas e agradecer a Deus por elas e por todos os animais.
- Observar o sol ao entardecer e comtemplar que maravilhosa é a criação de Deus. Fale ao seu filho que, mais do que o sol, Jesus é a verdadeira luz, que ilumina o nosso coração.
- Sentir o perfume das flores e perguntar; Por que as flores tem perfume? Quem as fez assim? Nós também devemos com nossas boas ações exalar o perfume de Jesus.
Louva a Deus na criação também é uma forma de se colocar no caminho da oração.

Quarto Passo: Agradecimento, louvor, súplica em direçção a Deus.
Aí estão as diversas facetas da oração de uma crianã, de um jovem ou de um adulto.
Louvor: Estimule su filho a agradecer por tudo o que lhe asontece e por todas as pessoas. Estimule-o também a dizer? "Eu te amo Jesus"!

Súplica: Esteja vigilante, atenta, a todas as necessidades de seus filhos: problemas de relacionamento, aprendizagem na escola, doenãs, medos, timidez, manias, crises de choro, e habitue-se a orar por ele. Explique a seu filho que a oração é poderosa quando feita em nome de Jesus, que Ele sempre está presente quando oramos em Seu Nome e que somos mais que vencedores Nele porque se Ele é por nós ninguém poderá nos derrubar.
Não desanime diante dos problema. Coragem! Ore com seus filhos.
As crianças observam constantemente como nós nos comportamos e repetem o que dizemos em voz baixa á Jesus...

Sempre fiz orações com a Giulia e hoje ela me chama para rezar.
Muitos pais, antes de colocarem as crianças para dormir, contam uma história, eu sempre fiz uma oração e voz alta, desde quando ela nasceu.
Com pouco mais de 3 meses já entendia que depois da oração era hora de dormir. A colocava acordada no berço e ela dormia sozinha.
Hoje ela está com 4 anos. Sempre me chama para fazer oração com ela antes de dormir. Ela pede e agradece. As vezes até se emociona.
A bebe de 6 meses também já está habituada as orações. Todos os dias a levo para o querto acordada, faço uma oração, dou um beijo nela e a coloco acordada no berço. Apago a luz e saio do quarto. Ela não tem dúvidas, já sabe que hora de dormir. Se ajeita no berço e dorme a noite todinha. Só acorda para mamar.
E muitas vezes, quando uma das duas estão doentes. Peço a Deus a cura junto com elas. Deus sempre está conosco e alivia os sintomas que encomodam.
É muito importante a oração para  nossas crianças. Já fui surpreendida com a Gilia dizendo: "Mamãe, não chora, eu já pedi para o Papai do Céu cuidar de você e da Lala. Ela vai sarar". É uma das melhores devolutivas que já recebi.
Minha fé cada dia aumenta mais, e sinto que estou ensinando ás minhas filhas o caminho que chega até Deus.

Comece a oração com as crianças desde o dia do nascimento, assim é fácil de estabelecer uma rotina diária que não será esquecida facilmente.

Se você ora com seus filhos, continue... Se nunca tentou, comece... Depois de uns meses verá como é maravilhoso.

Boa Noite e que Deus abençoe cada um que ler esta postagem

8 comentários:

  1. Anônimo1/8/10 17:11

    Muito bom trabalho. Se todos os pais tivesse essa preocupação, quem sabe no mundo exixtiriam mais pessoas preocupadas em servir a Deus do que em fazer o mal.
    Não tenho o hábito de fazer isso. É tarde pra mim hoje, pois meus flhos já são casados, mas farei co meus netos. Quem sabe se eu tivesse orado com eles, nenum teria desviado o caminho do bem. beijos elis, continue orando com seus filhos

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/8/10 04:27

    Que bonito que bom vc 5rezar com suas crianças, continue e conte a todos para evangelizar bom dia Creuza

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2/8/10 04:32

    é legal orar com as crianças porque elas aprendem rápido

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2/8/10 06:52

    TEMOS MESMO QUE ENSINAR NOSSOS FILHOS A REZAR E MUITO OBRIGADOO PELAS DICAS

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2/8/10 09:28

    bem legal seu depoimento e as dicas

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3/8/10 11:29

    Gostei bastante, parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  7. Para quem se interessar a ler este livro da Dra. Suzel Frem Bourgeri;
    "Papai, mamãe, ensinem-me a rezar!"
    (1a. edição 1995)ele está editado pela Editora Logos, Caixa Postal 5680 13091-970 - Campinas - SP
    Fone e fax: (0192) 53-3710
    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Volte sempre...