sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Medo de Enlouquecer....

Acho que vou perder mais uma noite. Já é bem tarde e ainda não senti sono.
Bem, acredito que faz parte, meu dia hoje foi regido de muitas emoções e emocões que me abalaram demais.

Vou contar uma coisa que sinto há tempo e vem piorando nos dias atuais.
Sinto medo!
É sério. Medo de enlouquecer...
Vou voltar no meu médico antes que seja tarde demais, mas quero compartilhar esse artigo que é de exelente auto ajuda, para muitos que não conseguem identificar o seu problema.

Há anos desenvolvi um quadro de distimia associado com síndrome do pânico. Hoje estou bem, mas ainda faço tratamento, em alguns momentos tenho algumas recaídas.

Sempre tive vergonha de falar sobre isso, mas acho que vale a pena discutir sobre esse assunto, pois tenho certeza que exixtem muitas pessoas que desenvolveu esse problema e têm vergonha de falar, assim como eu.
Espero que sejá útil.

Beijos







Medo de ficar louco: as pessoas acometidas de problemas psicológicos podem sentir medo de enlouquecer. Aquela pessoa que está totalmente desligada da realidade não "tem medo de ficar louco". O medo de enlouquecer pode estar associado à depressão, angústia ou crises de pânico. Pode estar associado ao estress profundo. O medo de ficar louco acomete pessoas que têm muito receio de perder o controle dos acontecimentos. Podem ser muito rígidas consigo mesmas ou fruto de educação muito severa. Além do medo de ficar louco, há o medo de perder o controle e fazer coisas absurdas.

Como enfrentar uma crise de pânico: Mentalizações positivas podem ajudar. Afirme várias vezes: "Isso vai passar!". Geralmente, a crise dura de 5 a 15 minutos com os seguintes sintomas: palpitação, falta de ar, tremores, ondas de calor e sensação de morte próxima. Se a pessoa já sabe que tem o problema e está em tratamento médico ou psicoterápico, aprenderá a lidar com as crises, até que elas amenizem ou desapareçam. Quem não sabe que tem o problema, imagina estar sofrendo do coração ou tendo um mal súbito.

Não confunda tristeza com depressão: A depressão é uma doença limitante que precisa ser tratada. A tristeza não impede a pessoa de viver normalmente, trabalhar e passear. A depressão envolve sentimentos de desvalia, preocupação intensa com a saúde, idéias fixas ou dores crônicas. Ficar triste quando enfrentamos um problema é normal, desde que não limite sua vida de maneira a comprometer sua vida profissional e seus relacionamentos afetivos e sociais. A tristeza é passageira mas, a depressão envolve a pessoa como um todo.

Hipocondria: a pessoa tem mania de doenças. Pode estar saudável, mas se sente doente e se auto-medica com muita freqüência. As causas são variadas: carência emocional, insegurança ou desejo de atenção e proteção. Pode estar associada com outros sintomas psicológicos como: depressão, ansiedade ou angústia.

Medo de ter medo: algumas pessoas sentem essa sensação geralmente quando enfrentam a síndrome do pânico, a depressão, doenças psicológicas ou físicas. Medo acentuado limita a vida da pessoa e gera muita ansiedade, prejudicando o organismo.

Medo de baratas: grande maioria das mulheres têm medo de baratas. Não é um medo real, porque a barata não é ameaça real de perigo. Pode ser um medo fóbico se a pessoa tiver a vida prejudicada por esse medo. Geralmente, o medo de baratas está associado ao nojo. Como enfrentá-lo? A exposição ao objeto do medo de maneira gradativa (terapia comportamental) pode amenizar alguns tipos de fobia.

Medo de ficar sozinho: quando a pessoa está deprimida, pode sentir medo de ficar sozinha. Não fica sozinha em casa e precisa sempre de companhia. Tratada a depressão, esse sintoma pode ser amenizado ou desaparece completamente. Se a pessoa trabalha e vive normalmente, pode se tratar de um quadro isolado. A pessoa pode conviver anos a fio com esse medo e precisar sempre de companhia quando está em casa sozinha. A psicoterapia pode ser um tratamento eficaz que avalia as causas inconscientes desse medo.

Medo de ficar doente: Quem não tem receio de ficar doente? Aliás, o medo faz parte de nossa vida e ajuda na sobrevivência do homem. No entanto, se você tem notado que esta sensação está muito freqüente, procure um profissional.

Em algumas fases de nossa vida, dependendo do problemas enfrentados, podemos estar mais sensíveis. Isso pode gerar medo, insegurança, ansiedade ou até angústia. Algumas pessoas convivem com esses sintomas e sabem lidar com eles sem que afetem a sua vida profissional, emocional e seus relacionamentos. Outras não e precisam aprender a lidar com o medo e tratar as fobias , através de ajuda profissional. O tratamento pode ser de: medicamentos ansiolíticos, anti-depressivos ou psicoterapia. Ou então, medicamentos associados à psicoterapia. Casos mais amenos podem precisar apenas de psicoterapia breve ou aconselhamento. A Yoga, técnicas de relaxamento são recursos a mais que podem ajudar a pessoa no sentido de lidar com o estress e levar uma vida mais positiva.
Qualquer sensação de medo que paralise sua vida e prejudique sua vida profissional, a saúde e os relacionamentos deve ser avaliada por um médico ou psicoterapeuta. Sensação de medo permanente leva o organismo a um estado de alerta constante gerando ansiedade. Na ansiedade, a liberação de adrenalina é muito acentuada e pode prejudicar sua saúde. Procurar um psicoterapeuta ou médico não significa que você está ficando louco. Sinal de saúde mental pedir ajuda quando precisamos.

8 comentários:

  1. tambem ja senti isso sera que estou louco?

    ResponderExcluir
  2. Fobia, angústia, medo de enlouquecer, falta de ar, palpitações, tonturas, sensações de desmaios, choro…
    Preste Atenção!!! Essas podem ser algumas das sensações da doença

    Amiga eu passo por isso também e agradeço por compartilhar seu artigo é muito bom.

    As pessoas sãs acham que somos louco e mesmo com essas coisas damos conta de viver uma vida mais normal que muitos, que se dizem normais.

    Força, isso passa.... As recaidas fazem parte.

    Beijão

    Sucesso

    ResponderExcluir
  3. Não vai enlouquecer nao amor vc lá ta louca. kkkkkk et adoro menina

    ResponderExcluir
  4. É maluco isso né, mas sempre é bom adiquirir novos conhecimentos.
    Estou sentindo medo agora, mas aprendi como lidar e sei que vai passar.

    E quem foi o bonitinho que disse que já estou louca? Eita, não assinou para variar....
    Estou louca simmmmmmmmmmm, mas por você. rsrrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Muita calma minha amiga. Isso passa. boa Noite beijos

    ResponderExcluir
  6. Muito últil minha amiga. Gostei bastante. Muito grato!
    Muitos beijos para você,

    ResponderExcluir
  7. Gostei do artigo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelos comentários, boa noite e uma exelente semana. Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Volte sempre...