terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Quando o amor acaba! O amor acaba???

De repente, a mulher tão familiar que está na frente dele do outro lado da mesa do restaurante se transforma numa desconhecida. Em um estalo de dedos, anos de convivência se apagam completamente, como se um gigante tivesse passado uma borracha no álbum de fotos criado pela memória dos dois. O rosto dela lembra vagamente alguém que ele conheceu há muito, muito tempo, mas aquela pessoa já não está mais ali. Se clones humanos existissem, a pessoa do outro lado da mesa do restaurante certamente seria um deles.

O mal-estar é recíproco, mas de natureza diferente. Ao contrário dele, ela sabe muito bem quem está na sua frente – bem até demais. 

Ela sabe que o que está sendo prometido nunca será cumprido; sabe também que a voz dele diz uma coisa, mas a realidade do cotidiano diz outra. Se houvesse uma máquina capaz de traduzir a alma desse homem, aí talvez ela pudesse acreditar no que ele está dizendo. 

Nessa noite, porém, as palavras soam mais uma vez como sons sem sentido, frios como os copos intactos sobre a mesa do restaurante.

Dizem que as mulheres se casam imaginando que vão mudar os homens; os homens se casam acreditando que as mulheres não vão mudar. Mas a verdade é que as coisas mudam, mas as pessoas, não. 

Por que, então, esses dois insistiram tanto tempo e esforço no amor? 
Porque é da natureza humana. Porque é da inevitável e desumana natureza humana.

Ao contrário do que dizem os poetas, amor acaba, sim. Não há nada de
romântico nisso, apenas uma verdade pragmática e palpável. Se você tem apenas um copo d’água para beber, é bom saciar a sede antes do copo ficar vazio. Às vezes apenas esse copo é suficiente, mas há ocasiões em que nem todos os mares do mundo podem acalmar seu coração.

Então é isso. Fim.

Quando o amor acaba, o monstro que estava escondido debaixo do tapete da
sala acorda e domina rapidamente o apartamento. Frases que nunca deveriam
ter sido sequer pensadas são pronunciadas com a determinação dos carrascos. Não se pode atravessar uma ponte que foi queimada; com as palavras acontece a mesma coisa.

Agora os dois se olham e sabem que não têm mais o que fazer. 

Dentro deles há uma dor contínua, uma tristeza que sai pelos olhos. 

Os dois corações estão vazios, porque no lugar daquele amor todo agora não existe nada. E a vida segue assim, imperfeita. 
Felipe Machado

14 comentários:

  1. Malba Tahan11/1/11 15:36

    Elis nunca se esqueça!

    Era uma vez um rei que disse aos sábios da corte:
    _ Estou fabricando um precioso anel. Adquiri um dos melhores diamantes possíveis. Quero esconder dentro do anel uma mensagem que possa me ajudar em momentos de desespero total e que ajude meus herdeiros e os herdeiros de meus herdeiros para sempre. Tem que ser uma mensagem pequena, que caiba debaixo do diamante do anel.
    Todos que escutaram eram sábios, eruditos, que poderiam escrever grandes tratados, mas, uma mensagem com não mais de duas ou três palavras que pudessem ajudar em momentos difíceis…
    Eles pensaram, procuraram em livros, mas não puderam achar nada.
    O rei tinha um velho criado que também tinha sido criado de seu pai. A mãe do rei morreu cedo e este criado havia cuidado dele, então era tratado como se fosse da família. O rei sentia um imenso respeito pelo velho homem, de forma que também o consultou. E este lhe falou:
    _ Não sou sábio, nem erudito, nem um acadêmico, mas conheço uma mensagem. Durante minha vida no palácio, conheci todos os tipos de pessoas e, em uma ocasião, conheci um místico. Era convidado de seu pai e estava a seu serviço. Quando, com gesto de agradecimento deu-me esta mensagem, o velho homem escreveu em um pequeno papel, dobrou e entregou ao rei. _ “Mas não leia.” – disse ele – “Mantenha-o escondido no anel, somente abra quando não tiver outra saída”.
    Esse momento não tardou a chegar. O seu Reino foi invadido e o rei perdeu a batalha. Estava escapando em seu cavalo e seus inimigos o perseguiam. Estava só, e seus perseguidores eram muitos. Chegou em um lugar onde o caminho havia acabado, totalmente sem saída. Na frente havia um precipício com um vale profundo, cair seria o fim. Não podia voltar, porque o inimigo havia fechado o caminho. Já se podia ouvir o barulho dos cavalos. Não podia continuar e não havia outro caminho.
    De repente lembrou-se do anel. Abriu-o, tirou o papel e lá encontrou a mensagem pequena, tremendamente valiosa, que, simplesmente, dizia:
    “Isto também passará”.
    Enquanto lia a mensagem, sentia que caía sobre ele um silêncio. Os inimigos que o perseguiam deveriam ter se perdido na floresta ou se enganado de caminho. O certo é que pouco a pouco deixou de escutar os cavalos.
    O rei sentia-se profundamente grato ao criado e ao místico desconhecido. Aquelas palavras eram milagrosas. Dobrou o papel, pôs novamente no anel, juntou seus exércitos e reconquistou o Reino.
    No dia em que entrou novamente vitorioso no palácio, tinha uma grande celebração, com músicas, danças… e ele sentia muito orgulho de si mesmo.
    O velho criado estava ao seu lado na carruagem e falou:
    _ Este momento também é adequado, olhe novamente para a mensagem.
    _ Por quê? Agora eu sou vitorioso, as pessoas celebram minha volta, eu não estou desesperado, não estou em uma situação sem saída.
    _ Escute-me – disse o velho criado – “Esta mensagem não é só para situações desesperadoras, mas também prazerosas. Não é só para quando estiver derrotado, mas para quando estiver vitorioso. Não só para quando for o último, mas para quando for o primeiro”.
    O rei abriu o anel e leu a mensagem:
    “Isto também passará”.
    Novamente sentia a mesma coisa, o mesmo silêncio em meio a multidão que celebrava e dançava, mas o orgulho e o ego haviam desaparecido. O rei pôde compreender a mensagem. Tinha sido iluminado.
    Então o velho homem falou:
    _ Recorda-se de tudo o que você passou? Nenhuma coisa ou emoção é permanente. Como o dia e a noite, há momentos de felicidades e momentos de tristezas. Aceite-os como parte natural das coisas, porque eles fazem parte da natureza de sua vida.

    ResponderExcluir
  2. O mais triste do fim de um amor é que ele não acaba assim tão de repente. Seus avisos de que o “the end” se aproxima são sutis, porém constantes e a cada um deles, no fundo (e no raso), a gente sente quando mais um pedacinho dele se foi. Triste, mas verdadeiro. Grande texto.

    ResponderExcluir
  3. vera lucia borghi11/1/11 15:42

    É uma realidade que poucos admitem.
    Quando enxergam já é tarde, e o amor se foi……..
    e para onde …. no dia-a-dia, nas frustações não divididas, nas poucas palavras pronunciadas, na solidão implacável do ser humano. Fica uma tristeza grande, a dor da saudade dos momentos felizes que não voltam mais.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  4. ste Blog Vicia…!
    hahahah
    Elisssssss, um dia eu estava lendo seu blog…
    no outro…vim outra vez…e agora não consigo parar !

    Parabens!

    Adorei o Texto…é triste mais é verdade…
    quando se ama…não existe garantia de que irá dar certo …
    Quem dera se existisse … garantias eternas

    ResponderExcluir
  5. Perfeito texto, maravilhosamente escrito, sintetiza de forma exata o que são esses momentos, como eles acontecem à nossa revelia.
    Meu testemunho pessoal é de que o autor retratou com precisão insuperável o que é o choque desse instante.
    Voce daria uma vida pra não estar ali naquela hora.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Elis nada dura a vida toda. Beijos gatissima.
    Espero que seu amor por mim nunca tenha fim. beijos
    Ana

    ResponderExcluir
  7. QUE TEXTO LINDO CONDIZ COM A REALIDADE APESAR DE TRISTE.
    ACHO QUE POUCOS AMORES DURAM
    O AMOR ACABA SIM MAS AS PESSOAS NAO ADMITEM E VIVEM INFELIZES.
    BEIJOS MOÇA
    PARABENS
    DOUGLAS DF

    ResponderExcluir
  8. O texto mudou sua vida, né?!

    É por essas e outras que algumas culturas orientais fazem casamentos “sem amor”, em que os noivos se conhecem poucos dias antes da cerimônia.

    ResponderExcluir
  9. E o pior é que isso tudo que você escreveu é verdade, uma verdade que resiste aos sonhos de amor eterno e poemas, olhares, flores e planos construídos juntos. Ri bastante. Acreditar em amor, desses bem mulherzinha, é algo que não faz sentido nenhum, mas, confesso, algumas vezes eu acredito. Mas, sou pessimista, dura pouco tempo e muitas hipóteses… Nem falo mais nada, ou disserto horas sobre isso.

    Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  10. Engraçado…a questao da mudança sinto na pele…eu mudei depois de 5 anos de casamento…mas ainda estou empenhada para que estas mudanças agreguem de forma positiva no meu casamento. Love still in the air for me…

    Bom fds!

    ResponderExcluir
  11. O amor vai ficando para trás quando se pensa que o casamento dá o direito
    de fazer cobranças ao outro e se passa a viver exigindo que ele cumpra o
    que seriam suas obrigações. Ele poderá até cumpri-las, mas o fará sem
    prazer, com a mesma vontade que caracteriza alguém que faz algo somente
    por obrigação. Para se viver a dois, tem-se de manter acesa a capacidade
    de seduzir e de conquistar.

    Triste, mas a pura verdade!

    ResponderExcluir
  12. é dificil admitir amiga, mas o amor acaba sim talvez ele nunca exixte, quando casa dança
    Acaba tudi mesmo Bjos

    ResponderExcluir
  13. perfeito o texto!!! só faltou agora vc falar do depois que descobrimos que ja era, e n podemos mudar a situação, por conta de compromissos assumidos, tipo filhos, grana, familia etc????

    ResponderExcluir
  14. Amor é de mae com filho, o resto chama amor nem sei porque. Quando a coisa fode ninguem ama mais. Passei por isso duas vezes e não me arrisco.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Volte sempre...